quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Halloween: Tudo sobre o Dia das Bruxas

Halloween: Tudo sobre o Dia das Bruxas

31 de outubro. Dia de se fantasiar de monstro e sair pelas ruas batendo de porta em porta dizendo ‘Doçura ou Travessura’. Se receber um doce, saia feliz, senão prepare alguma atitude que assuste pra valer aquele não lhe deu um doce. Se você não vê isso pelas ruas do Brasil e quer começar a implementar isso por aqui também, está no lugar certo. O PutsGrilo!com explica tudo para você.
Halloween: Tudo sobre o Dia das Bruxas
O que é o Halloween?
A palavra ‘Hallowed’ é originária do Inglês antigo e significa ‘santo’. Já ‘e’en’ significa ‘noite’. Ironicamente, o significado da palavra ‘Halloween’ é ‘Noite Santa’.
Porque 31 de Outubro?
Existem várias teorias para a data ser comemorada como tal. Alguns dizem que este é um dos dias de descanso das bruxas no calendário celta, os quatro dias de “meio trimestre”. Entre outros significados, esse seria o tempo da morte e ressurreição da terra. Já para os druidas, seria exatamente nessa noite que os espíritos dos mortos retornavam e precisariam de agrados para não atormentar os vivos. Outros dizem que nessa data os espíritos dos mortos viriam se apossar dos corpos dos vivos e estes, por sua vez, usavam abóboras, caveiras e ossos para assustá-los. Ao se tornar uma festa pagã, a Igreja Católica proibiu a comemoração na Idade Média e passou a denominá-la Dia das Bruxas.
Halloween: Tudo sobre o Dia das Bruxas
E o Brasil com isso?
No Brasil nunca foi tradição comemorar o Dia das Bruxas. Nem sequer notar sua existência. Talvez isso tenha ocorrido por este ser um país em sua maioria Católico e esta Igreja condena essa festa. Mas como a essência da data já foi perdida há muito tempo, a morte passou a ser ‘comemorada’ e sua idéia banalizada, muita gente está aderindo e as festas começaram a aparecer pelo país. Um fator que tem influenciado bastante é a disseminação das culturasatravés principalmente da TV link externo, da Internet e dos cursos de cultura.
Como funciona a brincadeira?
As crianças da cidade se fantasiam de monstros para assustar as pessoas e passam de porta em porta dizendo a todos os que encontra ‘Doçura ou Travessura?”. Se a pessoa que lhe recebeu der uma doçura, as crianças vão felizes em busca de uma nova. Caso a pessoa não tenha, uma travessura deve ser providenciado prontamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário